Partido aponta ataque à soberania e pede investigação sobre publicação nas redes sociais
O PSOL acionou a Procuradoria-Geral da República contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) após a divulgação de uma montagem que sugere a captura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por forças dos Estados Unidos. A ação foi protocolada pelo ex-presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, e pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP).
Segundo os autores da representação, a postagem, feita na rede social X, atenta contra a soberania nacional e o Estado Democrático de Direito ao insinuar uma intervenção estrangeira no Brasil. Eles afirmam que a imunidade parlamentar não protege esse tipo de conduta.
Questionado em Belo Horizonte, Nikolas negou defender a captura do presidente e disse que a publicação era apenas um meme. O deputado afirmou ainda que criminosos devem responder por seus atos, inclusive, segundo ele, por meio de intervenções externas.
As declarações geraram reação de parlamentares da oposição. O vereador Pedro Rousseff (PT) classificou a fala como grave e defendeu punições ao deputado. A PGR ainda não se manifestou sobre o caso.
Fonte: otempo.com.br







