Votação será em 4 de outubro e regularização do título deve ser feita até 6 de maio
As Eleições Gerais de 2026 vão mobilizar mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores em todo o país. No dia 4 de outubro, serão escolhidos presidente da República, governadores, dois senadores por estado, deputados federais e deputados estaduais. O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17, analfabetos e maiores de 70.
Quem ainda não tem título ou precisa regularizar a situação eleitoral deve ficar atento ao prazo final, que se encerra em 6 de maio. A partir dessa data, o cadastro eleitoral será fechado para a organização do pleito. Em São Paulo, os serviços podem ser feitos nos cartórios, com agendamento, ou de forma on-line pelo Autoatendimento Eleitoral.
Desde 1º de janeiro, pesquisas eleitorais para divulgação precisam estar registradas na Justiça Eleitoral. A escolha oficial de candidatas e candidatos ocorre nas convenções partidárias, entre 20 de julho e 5 de agosto, e o registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.
A propaganda eleitoral só será permitida a partir de 16 de agosto, mesma fase em que começa a organização do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. As inserções serão exibidas nos 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno, com regras que garantem igualdade de espaço, acessibilidade e proíbem propaganda paga.
Fonte: Imprensa TRE-SP







