Espécie que infecta aranhas de alçapão entrou na lista dos principais achados científicos de 2025 do Kew Gardens
Pesquisadores identificaram uma nova espécie de “fungo zumbi” durante uma expedição em uma reserva de Mata Atlântica em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Batizado de Purpureocillium atlanticum, o fungo foi incluído entre as dez descobertas de plantas e fungos mais importantes de 2025 pelo Kew Gardens, jardim botânico de Londres.
A espécie se especializou em infectar aranhas de alçapão, que vivem enterradas no solo da floresta. O fungo libera esporos que perfuram o exoesqueleto do animal, se espalham pelo organismo e acabam levando à morte do hospedeiro.
O estudo foi liderado pelo micologista brasileiro João Araújo, professor da Universidade de Copenhague. Segundo ele, análises genéticas mostraram que o fungo faz parte de um grupo mais complexo de espécies antes reunidas sob uma única classificação.
Apesar do apelido popular, não há risco para seres humanos. Os cientistas destacam que a descoberta reforça o quanto a diversidade de fungos ainda é pouco conhecida e pode ter aplicações futuras, inclusive na área da saúde.
Fonte: Terra.com.br







