A Base de Bombeiros de Porto Ferreira estará realizando juntamente com o hospital Dona Balbina a Campanha Bombeiro Sangue Bom, no dia 03 de julho de 2010, no quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na Avenida Júlio de Oliveira Dorta, Nº1265, Recreio Aeroporto.
A coleta de sangue terá seu início às 08 horas e término às 12 horas, os doadores deverão comparecer de posse do documento de identidade.
Requisitos básicos para doação:
– estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos de idade,
– pesar no mínimo 50 Kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação),
– apresentar documento de identidade com foto.
Impedimentos temporários para doação:
– gripe (aguardar 7 dias),
– gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana,
– amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses),
– ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação,
– tatuagem realizada nos últimos 12 meses,
– situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos (aguardar 12 meses),
– quem esteve nos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins, onde a incidência de transmissão de malária é maior deve aguardar 6 meses. Quem morou aguardar 3 anos.
Impedimentos definitivos para doação:
– hepatite após 10 anos de idade,
– evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doenças de Chagas, uso de drogas injetáveis, malária.
O coronel Rubens Delsin – Comandante do 16º Grupamento de Bombeiros do estado de SP , a qual a Base de Bombeiros de Porto Ferreira está subordinada, enaltece ainda mais o lema “Corpo de Bombeiros a serviço da Comunidade”
Fonte: Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira