Conselheira tutelar de São José do Rio Preto (SP) afirma ter gravado reunião em que Secretária do município teria sugerido pagamento e aproximação política com a atual gestão
Uma conselheira tutelar pediu ao Ministério Público a investigação da então secretária de Desenvolvimento Social de São José do Rio Preto (SP), Sandra Reis, por suposta oferta de vantagem financeira para aproximação política com a atual gestão municipal.
A representação foi protocolada na quinta-feira (5) e aponta possíveis crimes como coação, tentativa de cooptação política, oferta de vantagem indevida e improbidade administrativa. Segundo a conselheira Janaína Albuquerque, a proposta teria sido feita durante uma reunião realizada em 16 de dezembro do ano passado, no gabinete da secretária. Ela afirma que gravou toda a conversa e anexou o áudio como prova.
De acordo com o relato, durante o encontro Sandra mencionou uma ação judicial movida pelo prefeito Coronel Fábio Candido (PL) contra Janaína e teria sugerido a possibilidade de encerrar o processo. A conversa também teria incluído a oferta de cerca de R$ 5 mil e referências a uma possível aproximação política com o grupo da administração municipal.
O promotor Sérgio Clementino informou que o Ministério Público irá instaurar procedimento para apurar o caso nas áreas civil e criminal.
Em nota, Sandra Reis afirmou que a gravação divulgada nas redes sociais apresenta trechos fora de contexto e que avalia medidas legais. Ainda na segunda-feira (9), a Prefeitura de Rio Preto informou que a secretária pediu exoneração do cargo, alegando intenção de disputar as eleições de 2026. O município também declarou que o prefeito não tinha conhecimento da reunião.
Fonte: g1.globo.com







