Nesta época do ano, quando a quantidade de chuvas é muito grande em nossa região, já nos acostumamos a diversos problemas, que atingem a todos sem discriminação. Buracos já existentes aumentam a cada dia, enquanto novos aparecem por toda a cidade. E embora acostumados, nenhum de nós aprecia ou atura estes problemas, mesmo sabendo que eles acontecem em praticamente todas as cidades.
A indignação é tão grande que a primeira reação é ligar no SAEF e exigir que o conserto seja feito imediatamente, para que seja possível voltar à rotina do dia-a-dia. Mas nem sempre esta solução é instantânea, o que gera ainda mais reclamações por parte dos cidadãos. Fotos nos jornais, denúncias nas rádios, comentários gerais.
E a solução para este e outros problemas não é simples como um toque de mágica. A Autarquia Municipal tem enfrentado grandes dificuldades financeiras, o que já é sabido por todos, mas mesmo assim, o Superintendente do SAEF, Beto Utinetti, convocou toda sua equipe de manutenção, e juntos eles estão se esforçando para intensificar os reparos asfálticos pela cidade, causados pelas fortes chuvas, pelos vazamentos e também pelas novas ligações de água e esgoto.
Eventuais atrasos na execução dos serviços acontecem devido ao reduzido número de funcionários, se comparados ao número de ligações de água, que cresce a cada ano; dificuldade financeira na aquisição de materiais, equipamentos e veículos; além do próprio tempo chuvoso, que atrapalha e às vezes impede a execução de determinados serviços.
Além disto, a Autarquia também está trabalhando emergencialmente com uma empresa terceirizada para adiantar o serviço. A empresa foi contratada através de Pregão Presencial com Sistema de Registro de Preços, realizada no ano passado. O primeiro passo é preparar o terreno com pedregulho, compactar e somente depois disso aplicar a massa asfáltica. Por esse motivo, o serviço também não pode ser completado num mesmo dia.
Assim, o Superintendente do SAEF solicita a compreensão de todos, e garante que a Autarquia e seus servidores continuam comprometidos com os trabalhos. “Estamos trabalhando incansavelmente, durante toda a semana, e também nos plantões dos finais de semana. No entanto, com as grandes chuvas que caíram na cidade, o trabalho aumentou bastante. Mas temos certeza que teremos a compreensão da sociedade e conseguiremos reverter este quadro”, afirmou Beto Utinetti.
A equipe da operação “tapa-buracos”, supervisionada de perto pela Superintendência continuará trabalhando nas próximas semanas, até que consiga regularizar os serviços pendentes. No momento, este serviço é prioridade na Autarquia, juntamente com os vazamentos de água e esgoto. Novas ligações e outros serviços menos urgentes deverão ficar para uma próxima etapa. Fotos dos serviços executados podem ser conferidas no site da Autarquia: www.saef.com.br
Fonte: Saef