Na noite do último dia 17/08 (quarta-feira) foi realizado no Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro a cerimônia de apresentação e entrega dos uniformes do Programa Atleta do Futuro (PAF). O programa é uma parceria entre Sesi (Serviço Social da Indústria) e Prefeitura Municipal, por meio do Departamento Municipal de Esportes e Lazer.
A proposta atenderá inicialmente 400 alunos, com idade entre 6 a 17 anos, com uma metodologia diferencia e inovadora, desenvolvida por meio de estudos realizados pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Campus Rio Claro). O objetivo é formar atletas, mas sempre respeitando sua fase de desenvolvimento motor, contribuindo assim para uma melhor formação.
São proporcionadas cinco fases de desenvolvimento, nomeadas:
01- Multi Esportiva: idade:6, 7 e 8 anos – Ampliação do acervo motor
02- Iniciação Pré Esportiva:idade: 9 e 10 anos – Conhecer o maior número de modalidade esportivas
03- Esporte 1: idade 11 e 12 anos – Iniciação Esportiva
04- Esporte 2: idade 13 e 14 anos – Aperfeiçoamento Esportivo
05- Esporte 3: idade 15, 16 e 17 anos – Especialização Esportiva
Além de respeitar as fases de desenvolvimento do aluno, o programa ainda visa um acompanhamento por parte do Sesi, que mensalmente encaminha um gestor para monitorar as atividades realizadas durante as aulas.
O Sesi vai oferecer, além dos uniformes, transporte para viagens fora do município, alimentação para viagens e ainda material esportivo para realização das aulas.
Apresentação
Durante o cerimonial realizado na quarta-feira estiveram presentes o diretor regional do Sesi, Heraldo Pedroso Pimentel, acompanhado do professor Mateus, além de autoridades locais: o vice-prefeito Saldanha Leivas Cougo, que representou o prefeito Mauricio Rasi; o presidente do Conselho Municipal de Esportes, professor Fausto José de Lara; o diretor do Departamento de Esportes e Lazer, professor Carlos Eduardo Romano; e ainda o empresário Tharsis Ramos, membro do Conselho Municipal de Esportes e presidente da Artefatos Têxteis Geacherini, empresa madrinha do PAF em Porto Ferreira.
O anfiteatro ficou completamente lotado com a presença dos pais de alunos. Eles puderam conhecer melhor a metodologia do programa, como também tomar conhecimento das atividades que serão desenvolvidas.
Para o diretor de Esportes e Lazer, a reunião com os pais é de extrema importância para o sucesso do projeto. “É preciso que os pais ou responsáveis dos alunos cadastrados no PAF tomem conhecimento das atividades que seus respectivos filhos estão desenvolvendo. As reuniões passarão a ser mais frequentes a partir de agora, para que possamos apresentar os resultados que o projeto irá atingir em cada aluno”.
É importante ainda ressaltar que o PAF também vai realizar atividades recreativas e esportivas entre os pais, que serão agendadas com antecedência pelos próprios professores.
Já para o empresário Tharsis Ramos, ser parceiro de um projeto como o PAF é contribuir para a formação não só de esportistas, mas principalmente de cidadãos. A cerimônia contou ainda com representantes das empresas Vidroporto e Cargill, entre outras que também apoiam o esporte.