Durante todo o período de chuvas, compreendido entre os meses de dezembro e março, uma situação agrava-se na maioria das cidades: a grande quantidade de registros de retorno de esgoto nas residências. E em Porto Ferreira esta situação não é diferente. Somente nas três primeiras semanas do ano, a Foz do Brasil já realizou 36 serviços de desentupimento de redes de esgoto.
A concessionária utiliza veículo, com equipamento de hidrojato (sewer-jet) instalado, para realizar a limpeza e o desentupimento das redes de esgoto.
O serviço é realizado na parte externa do imóvel, ou seja, desde o ponto de coleta da ligação – caixa de passagem ou TIL (Tubo de Inspeção e Limpeza) até a disposição final e/ou tratamento, se existente.
Durante a realização destes serviços diversos materiais são encontrados na rede, como garrafas plásticas, estopa, escova de dente, roupas íntimas, entre outros.
E a situação se agrava neste período de chuvas, pois muitos imóveis possuem a rede de água pluvial interligada à rede de esgoto. Quando o período é de fortes chuvas, o volume de água aumenta e consequentemente a rede não comporta esta quantidade, fazendo com que o esgoto retorne nos poços de visita ou nos ralos das casas.
Além da limpeza preventiva das redes de esgoto, a Foz pretende intensificar o trabalho educativo, realizado junto às escolas do município. Durante as palestras são apresentados vídeos e fotos dos transtornos causados pelo descarte incorreto de materiais na rede de esgoto. Além disto, a Concessionária pretende implantar o projeto ETE de Portas Abertas, para que os alunos possam conhecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto.
“Solicitamos que a população não faça o descarte incorreto de lixo e outros materiais. A rede de esgoto é projetada para receber somente esgoto. Mas caso aconteça algum problema de retorno, a Foz está pronta para atender a todos. Basta ligar para o número 0800 771 0001” afirmou Marco Aurélio Traldi Assoni, Supervisor de Redes da Foz do Brasil – Unidade Porto Ferreira.
A Foz também orienta os clientes que possuem rede de água pluvial (água de chuva) interligada à rede de esgoto, que procurem o atendimento da concessionária para que possam ser orientados sobre a maneira correta de adequar sua ligação.
“Até o momento já foram limpas mais de 9.000 metros de redes de esgoto aqui na cidade, e com este novo equipamento a execução dos serviços será muito mais ágil. Além disto, a limpeza das redes é bastante importante para o escoamento correto do esgoto” afirmou Cleber Salvi, Gerente de Operações da Foz de Porto Ferreira.