Nesta semana, a Unidade Porto Ferreira da Foz recebeu mais um equipamento que será utilizado na melhoria e ampliação do sistema de água da cidade. Trata-se de uma bomba submersível que será instalada na Estação de Tratamento de Água Oswaldo da Cunha Leme, e que deverá minimizar a entrada de ar no sistema e ampliar a vazão de água distribuída. O equipamento já foi colocado em sua base e a instalação elétrica está em fase de finalização.
A missão da Foz do Brasil, criada em 2008 e controlada pela Organização Odebrecht, é prover soluções ambientais para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida, aliando capacidade de gestão, investimento e tecnologia de ponta. E desde 04 de outubro de 2011, Porto Ferreira passou a fazer parte desta nova realidade.
A bomba submersível enviará mais água tratada para a Estação Elevatória de Água, localizada no bairro Cristo Redentor. Até hoje, a água chegava ao sistema apenas por gravidade, tornando-se insuficiente em períodos de maior consumo. A partir desta estação elevatória a água é bombeada, através de um booster, para bairros como Vila Real, Porto Bello I e II, Las Palmas, Jardim Centenário, Jardim Botafogo, entre outros, ganhando mais pressão e capacidade para chegar até os pontos mais altos daqueles bairros.
Com esta nova bomba, a Concessionária pretende aumentar a vazão de água na entrada do booster, disponibilizando maior volume de água para os moradores daquela região. É válido ressaltar que o booster é um equipamento utilizado para adicionar pressão ao sistema e transferir a água para níveis de terreno mais elevados.
Em dias de muito calor, o que é frequente nesta época do ano, o consumo de água tende a aumentar, e com o sistema ainda frágil, o abastecimento dos bairros da região mais alta fica comprometido. A Foz já implementou diversas ações que possibilitaram a melhoria no abastecimento, e tem o compromisso de aprimorar ainda mais os sistemas de saneamento. Com esta bomba submersível, aliada ao novo equipamento instalado na EEA do bairro Cristo Redentor, o abastecimento regular e correto daqueles bairros será garantido. A população beneficiada por essa melhoria será de aproximadamente 10.000 (dez mil) habitantes.
“Com mais esta aquisição, a Foz vai aumentar o volume de água distribuída e com mais pressão, e assim manter a regularidade do abastecimento, eliminando a falta d’água. Esta é nossa meta e é para isso que nossa equipe está trabalhando. Melhorar a cada dia a qualidade dos serviços oferecidos à população ferreirense” afirmou o Analista Central da Foz do Brasil – Unidade Porto Ferreira, Gustavo Camargo Madeira.
Todos os investimentos da Concessionária são pautados pelas necessidades detectadas no diagnóstico do sistema, necessidades dos clientes e obrigações contratuais. Cada um desses projetos e obras é fiscalizado pela Agência Reguladora de Serviços Municipais. “Avançamos muito nestes quatro meses de trabalho. Nossa equipe tem trabalhado 24 horas por dia para que possamos atingir as metas estabelecidas. Mas ainda há muito por fazer. Não cansamos de pedir a compreensão da população quando criamos algum transtorno, pois temos certeza que é para melhorar o serviço prestado” afirmou Cleber Salvi, Gerente de Operações da Unidade Porto Ferreira.