Os vereadores ferreirenses discutiram e aprovaram por unanimidade na última segunda-feira, 12, um requerimento que solicita ao Superintendente do Portoprev, Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Porto Ferreira, cópias das auditorias realizadas na instituição nos últimos três anos.
Segundo o Requerimento nº 112/2012, de autoria do vereador Rômulo Rippa, existem informações extraoficiais de que o Portoprev teria sido objeto de investigação e auditoria por órgãos da Receita Federal e por uma empresa privada especializada no setor, a fim de esclarecer dúvidas e denúncias de maus investimentos de seus recursos.
O Portoprev foi criado pela Prefeitura Municipal de Porto Ferreira para assegurar o gozo dos benefícios previdênciários, entre os principais a aposentadoria, dos servidores públicos ferreirenses.
Atualmente ele é gerido através da ação da Diretoria Executiva, e dos Conselhos de Administração e Fiscal. Em janeiro deste ano, 2012, segundo publicação oficial do órgão aproximadamente R$ 62 milhões estão aplicados para manutenção do fundo previdenciário. Segundo o autor da matéria, a solicitação foi realizada após o envio de correspondência do Conselho Fiscal do Portoprev à Câmara Municipal, que encaminhava o parecer das contas do período de Janeiro/2011 a Outubro/2011.
O parecer foi favorável, porém diversas ressalvas e questionamentos foram apresentados pelos conselheiros sem maiores explicações. “A responsabilidade com a gestão dos recursos do Portoprev deve ser dobrada. Estamos falando da dignidade, da aposentadoria e descanso, de centenas de servidores municipais que trabalham pro povo de Porto Ferreira.”, afirmou Rippa.
Fonte: site do vereador Rômulo Rippa