Entre as diversas ações implementadas pela Foz do Brasil nos sistemas de água e esgoto de Porto Ferreira, merece destaque a realizada no reservatório do Jardim Aeroporto. Com capacidade para 500 mil litros de água, os bairros vizinhos sofriam com desabastecimento em alguns períodos do dia, provocando incômodos e insatisfação aos moradores locais.
Após análises detalhadas e estudos realizados, a empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht implantou a primeira de várias ações no local, alterando a entrada de alimentação do reservatório, priorizando inicialmente o abastecimento das residências, e direcionando o excedente ao reservatório.
A região é abastecida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Oswaldo da Cunha Leme, que envia a água tratada para a Estação Elevatória Henriqueta Libertucci, que por sua vez bombeia a água para os bairros Aeroporto, Parque dos Laranjais, Santa Rosa II, Alto do Serra D’Água, Lagoa Serena e imediações, além do reservatório do bairro.
Da maneira como funcionava, o abastecimento do reservatório era o principal destino do recalque, sendo que a partir deste ponto a água era enviada aos imóveis dos bairros vizinhos. Daquela forma, a variação do nível do reservatório influenciava na pressão do sistema, trazendo certo desconforto aos clientes localizados nas proximidades do mesmo.
Com a instalação de uma nova entrada de água, na parte superior do reservatório, foi possível garantir que as residências recebessem a água antes do abastecimento do reservatório. Esta primeira ação garantiu regularidade no fornecimento de água. A Foz planeja executar outras melhorias para que a região tenha pressão ainda mais estável na rede durante todo o dia.
“Com as melhorias executadas no reservatório do Jardim Aeroporto, houve uma diminuição muito grande no número de reclamações de falta d’água e de pressão nos bairros da região oeste da cidade. Conseguimos resolver o problema da falta d’água, mas ainda estamos trabalhando para garantir pressão estável a todos nossos clientes” afirmou Cleber Salvi, Gerente de Operações da Foz do Brasil – unidade Porto Ferreira.
As obras de melhoria foram executadas durante o período noturno, como forma de minimizar os transtornos com o desabastecimento de água. “Tomamos muito cuidado para que o impacto seja o menor possível a nossos clientes. Estamos aqui para garantir melhores serviços e mais qualidade de vida a todos os ferreirenses” completou Cleber.
Telefone 0800 771 0001
A Foz do Brasil ressalta que caso algum cliente registre problemas com o abastecimento de água o telefone 0800 771 0001, funciona 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita.
Fonte: Foz do Brasil