No último dia 11/04 (quinta-feira), no auditório do Departamento de Educação, compareceram diretores, professores de Língua Portuguesa das escolas municipais, estaduais, particulares e Sesi, onde funcionam 8ªs séries e 9ºs anos, para a apresentação do concurso de redações do projeto EPTV na Escola.
A diretora do Departamento, professora Maria Regina Nascimento Nery, fez a abertura da reunião dizendo de sua estada, juntamente com o professor Apparecido Affonso Espírito Santo, em reunião realizada no Anfiteatro do Sesc–São Carlos no dia 27 de março, quando se deu a abertura da 15ª Edição do Concurso de Redações EPTV na Escola.
O professor Apparecido Affonso discorreu sobre as manifestações assistidas naquela oportunidade, quando se apresentaram os colaboradores do programa: o coordenador do CDCC, Walter Libero; o coordenador do Museu da Ciência, Paulo Milanêz; e o diretor regional da EPTV, Paulo Brasileiro.
Discorrendo com propriedade sobre o tema escolhido para o ano de 2013, “Viver. Você tem medo do quê?”, falou Ciro Porto, que é um ambientalista da EPTV e criador do programa “Terra da Gente”.
Encerrando aquela reunião, usou da palavra a diretora responsável pelo programa Redações – EPTV na Escola, Lívia de Lucas, que deu as orientações do programa, dizendo que participarão 42 municípios, com mais de 400 escolas trabalhando com cerca de 20 mil alunos, que irá resultar em mais ou menos 1.500 finalistas.
Finalizando sua fala, Apparecido lembrou que em concursos anteriores o município já foi classificado entre os 10 primeiros colocados, sendo que em uma oportunidade classificou-se em primeiro lugar.
O Departamento ofereceu às escolas presentes toda a programação do concurso, assim como um DVD, que foi apresentado aos presentes e que deverá ser também levado ao conhecimento dos alunos participantes desse certame.
Fonte: A/C