Porto Ferreira recebeu nesta terça-feira (12/11) o certificado de adesão à campanha mundial do escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, denominada “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se preparando”.
O município foi representado na oportunidade pelo vice-prefeito Dr. Carlos Eduardo Miguel da Silva e o coordenador da Defesa Civil do município, subtenente Sérgio Cardoso de Moraes. Além de Porto Ferreira, outros 28 municípios paulistas receberam o certificado de participação na campanha que previne e orienta contra desastres de causas naturais e humanas.
A campanha materializa os anseios em âmbito municipal, de realização de ações articuladas com todas as secretarias para que sejam realizados trabalhos preventivos com a finalidade de melhorar efetivamente a vida da população paulista.
São consideradas resilientes aquelas cidades com capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Para tanto, é necessária a união de esforços entre governos locais e a sociedade civil.
Resiliência e redução de riscos de desastres devem fazem parte do desenho urbano e das estratégias para alcançar o desenvolvimento sustentável. A campanha tem como objetivo o aumento do grau de consciência e compromisso em torno das práticas sustentáveis, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem-estar e segurança dos cidadãos.
Em todo o Brasil, São Paulo é o Estado que mais tem se destacado na adesão da campanha. Das 94 cidades brasileiras que já receberam a certificação da ONU, 70 são paulistas.
Fonte: AC