GCMs Dresler e Messias, do grupamento de motos, no primeiro dia da operação Calçadão no Horário de Verão
Conforme decisão do diretor do Departamento de Governo da Prefeitura de Porto Ferreira, Eduardo Vianna, que atende ao Plano de Governo da prefeita Renata Braga, a partir desta quarta-feira (27/11) terá início pela Guarda Civil Municipal a operação “Calçadão em Horário de Verão”.
A equipe do grupamento de motocicletas (Romum), composta pelos GCMs Dresler e Messias, estará presente no Calçadão Neno Pirondi, a partir das 17 horas, acompanhando as atividades daqueles que ali frequentam e coibindo o uso abusivo de ciclistas que insistem em utilizar aquelas calçadas para circular ou empinar com suas bicicletas.
“É preciso que haja respeito aos pedestres que utilizam as calçadas de praças ou avenidas, para caminhadas ou mesmo atividades de rotina.
Temos as ciclofaixas para o uso dos ciclistas. Ciclistas andando na contramão, em cima de calçadas, são atos que não podemos admitir e que a GCM estará orientando para que sejam respeitados os espaços”, disse o diretor de Governo.
“É preciso respeito a cada espaço. Queremos que a população consiga ter lazer com tranquilidade e segurança. Por isto, aprovo a operação e espero que todos compreendam a sua finalidade”, disse a prefeita Renata Braga.
Outros Departamentos envolvidos
Durante o horário de verão atividades abrangendo outros Departamentos da Prefeitura deverão ocorrer no calçadão. O Departamento de Esportes e Lazer, por exemplo, dará início na próxima segunda-feira (2/12) ao “Projeto Caminhar – Mexa-se!”.
O projeto será realizado nas segundas e quartas-feiras, das 18 às 20 horas, com avaliação de um profissional de Educação Física.
Consertos nos bancos
O Departamento de Obras e Serviços Municipais também informa que já fez o conserto de sete bancos, localizados na praça do busto e no próprio calçadão, que foram danificados por atos de vandalismo. “Não podemos deixar um GCM 24 horas por dia no calçadão. Por isso, a colaboração da população também é muito importante para prevenirmos a depredação do patrimônio público”, concluiu Vianna.
Em breve o Departamento de Obras deverá proceder com os reparos em grades do calçadão que também foram alvo de vandalismo nos últimos meses.
Fonte: AC