Foto: Divulgação – arquivo
Sob o comando do Tenente Coronel Alexandre de Oliveira Moço, será realizada, no próximo dia 10 de fevereiro, a comemoração dos 69 anos de existência do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Pirassununga na área do quartel com a presença de militares e civis.
A solenidade terá início às 8h00 com cultos religiosos católico, evangélico e espírita. Logo em seguida, às 10h30, haverá a formatura e o desfile motorizado, com a apresentação de quatro novas viaturas blindadas de transporte pessoal (VBTP) enviadas pelo Arsenal de Guerra de São Paulo.
“Essas viaturas aumentarão o poder de combate e a proteção da tropa e em consequência proporcionarão maior operacionalidade ao 13º RC Mec”, ressalta o Tenente Coronel Oliveira Moço, que programou também, em comemoração ao aniversário do regimento, competições internas de vôlei, hipismo, biatlo e futebol, com a participação dos esquadrões, no dia 11 de fevereiro.
“É uma data muito importante para 13º RC MEC que sempre teve papel decisivo e fundamental na história do município de Pirassununga e que sempre esteve integrado a sua sociedade”, complementa o comandante.
Histórico
O nascimento do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado aconteceu em 10 de fevereiro de 1945 com a criação do então Núcleo de Batalhão de Carros de Combate da Divisão Motomecanizada, que recebeu o nome, meses depois, de 2º Batalhão de Carros de Combate.
Em 1961, este batalhão foi transferido para o município de Valença, no Rio de Janeiro e, em 1972, recebeu a designação de 2º Regimento de Carros de Combate com a transferência da sede para Pirassununga, em 05 de janeiro de 1973, ocupando as instalações deixadas pelo 17º Regimento de Cavalaria, tradicional Unidade Hipomóvel do Exército, que se transferiu para Amambai em MS.
A junção do 2º Regimento de Carros de Combate e do 11º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado deu origem ao 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, passando a ser orgânico da 11 ª Brigada de Infantaria Leve, com sede em Campinas – SP.
Atualmente o 13º RC MEC de Pirassununga é dotado de viaturas leves – Marruá – e blindados sobre rodas – Urutu e Cascavel.