No último domingo, 9, o coordenador geral do Programa Escola da Família Paulo Mathias visitou Porto Ferreira. O jovem de 23 anos reuniu-se em Porto Ferreira com o vereador Rômulo Rippa, amigo de militância política desde os tempos de Ensino Médio.
Mathias atua na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo desde o início de 2011, quando o governador Geraldo Alckmin o convidou para expandir e coordenar o programa de inclusão e participação familiar na rede escolar aos finais de semana.
O Programa Escola da Família proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.
Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor.
Outro ponto importante são as bolsas universitárias disponibilizadas através do Escola da Família. Os universitários selecionados, de todo o Estado de São Paulo, dedicam seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior – o Programa Bolsa Universidade.
Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 310,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade.
Em Porto Ferreira a EE Professora Pedrina Pires Zadra participa do Escola da Família, e oferecerem a abertura da unidade escolar aos finais de semana para as famílias e a comunidade.
“Fiquei muito feliz em conhecer Porto Ferreira. Uma cidade famosa por suas artes cerâmicas e por seu povo trabalhador. Uma boa oportunidade de reencontrar meu amigo Rômulo Rippa e discutirmos projetos antigos da nossa militância. Nossos propósitos e ideais sempre nos uniram por uma política séria”, afirmou o coordenador Paulo Mathias.