Através do Requerimento nº 24/2014, o vereador Luiz Antonio de Moraes, o Maguila, encaminhou uma proposta de Projeto de Lei, para a criação de um programa de coleta seletiva de resíduos na rede municipal de educação, o programa deverá ser implantado em todas as creches, escolas, além das áreas administrativas da educação, podendo ser implantado também num segundo momento em todos os demais departamentos da Administração Municipal.
Na proposta enviada, para que o programa seja desenvolvido, a Administração Municipal, deverá disponibilizar coletores adequados e sinalizados, além de realizar treinamento e orientação ao todos os alunos, funcionários e usuários dos locais onde estiver implantado o programa. A Administração Municipal, poderá ainda apoiar a realização do programa de Coleta Seletiva de Resíduos, na rede particular e estadual de educação, com campanhas, orientações entre outros meios. Os resíduos coletados poderão ser disponibilizados e destinados para Ong´s, entidades filantrópicas, cooperativas, entre outros, a critério da Administração Municipal, desde que não gere custo para a Prefeitura Municipal.
O vereador Maguila aguarda a resposta, e espera que Administração Municipal possa implementar um projeto tão importante para a educação ambiental e para o meio ambiente como este, inclusive que este projeto tenha uma extensão a todos os departamentos e prédios públicos do município, para que possa dar exemplo de coleta seletiva de resíduos.
“Acredito que uma ação como esta poderia iniciar uma mudança de cultura relacionada aos resíduos gerados nas empresas, comércio, escolas e residências, preparando as crianças para ações práticas de cuidado como meio ambiente, reciclagem, recuperação e reaproveitamento de resíduos. A Prefeita poderia implantar esta ação em toda a Prefeitura, e posteriormente em todo município, com um sistema de coleta seletiva do lixo domiciliar eficiente” disse o vereador Maguila.