O deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP) enalteceu os serviços prestados pelas Forças Armadas Brasileiras ao país durante a sessão geral, no plenário da Câmara Federal, realizada nesta terça-feira (11/03), para debater questões referentes à Aeronáutica, Marinha e Exército.
“A democracia depende de nossas instituições de defesa fortalecidas. Investimentos em pessoas e nas estruturas são a base de um regime democrático consolidado”, ponderou o parlamentar.
Para evitar que as Forças Armadas sofram constantes contingenciamentos orçamentários, e não prejudique a execução de várias atividades das instituições, Marquezelli destacou que, se aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), nº 263/2013 de sua autoria, tornará obrigatória a execução da programação orçamentária dos projetos e atividades relativas ao Ministério da Defesa.
De acordo com o parlamentar, a Defesa Nacional deve receber tratamento prioritário do governo federal. Contudo, informa que o Brasil gasta apenas 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) com a indústria da Defesa. E que o total desembolsado em média do orçamento para o setor de Defesa não chega a 70% do aprovado pelo Congresso Nacional.
Fonte: Gustavo Braga Coluci – Presidente Municipal do PTB