A empresa Cargill e a Prefeitura de Porto Ferreira, por meio do Departamento de Educação, iniciaram as atividades do Programa “De Grão em Grão” com uma formação para professores e merendeiras da rede, na qual todos puderam compreender a necessidade de uma educação alimentar mais efetiva no ambiente escolar.
A formação foi iniciada com a fala da diretora do Departamento de Educação, Maria Regina Nery, que elogiou a iniciativa da Fundação Cargill e agradeceu a participação de todos, desde os instrutores até os professores a quem ela se dirigiu com muito orgulho, pois mesmo depois de um dia de trabalho se fizeram presentes demonstrando comprometimento com a educação do município.
Kátia Reis, a responsável pela Fundação Cargill, iniciou com uma explanação sobre o programa e apresentou suas iniciativas e as ações que serão realizadas em parcerias com as escolas do município. Em seguida, a nutricionista Andrea Aleo pôde falar sobre os benefícios da alimentação saudável, assim como a importância da educação alimentar em um bate papo descontraído, no qual várias dúvidas e mitos puderam ser sanados.
Para terminar, a pedagoga Kátia Gonzáles apresentou o material que será trabalhado com os alunos da rede e realizou algumas das atividades com o intuito de demonstrar a praticidade e riqueza dos conteúdos das apostilas que serão oferecidas.
Sobre o Programa “De Grão em Grão”
O Programa “De Grão em Grão” foi implantado em Porto Ferreira no ano de 2013 e tem como principal objetivo transmitir conceitos sobre agricultura familiar e alimento seguro. O programa aborda, de maneira pedagógica, conceitos que vão desde aspectos de higienização de alimentos até a pós-colheita de legumes e verduras cultivados em hortas.
A Fundação Cargill implantou hortas em sete escolas do município para que os alunos pudessem aprender na prática os conceitos transmitidos em sala de aula. A Fundação Cargill oferece tudo o que é necessário para a criação de uma horta – como terra, sementes, ferramentas, etc. – e os produtos colhidos são usados na merenda escolar, enriquecendo-a nutricionalmente.
Fonte: AC