Oito médicas cubanas do programa Mais Médicos, do Governo Federal, já estão em Porto Ferreira para atuarem na área de atendimento básico de saúde. Elas irão trabalhar nas Unidades de Saúde do Jardim Águas Claras, Jardim Anésia, Porto Bello, Paschoal Salzano, Vila Maria, Centro de Saúde, Vila Sybilla e Alto do Serra D’água.
À Prefeitura caberá oferecer moradia e alimentação. A previsão é que as profissionais iniciem o atendimento em 15 dias, tempo para o Ministério da Saúde liberar os respectivos registros.
O programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.
“Recebemos informação do Ministério da Saúde sobre a disponibilidade de oito médicos para Porto Ferreira, uma vez que, por determinação da prefeita Renata Braga, inscrevemos o município como interessado nos programas Provab e Mais Médicos no ano passado. Desta forma, pretendemos melhorar o atendimento de saúde básica no município”, disse Edeltraut Zóia, diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura.
No mês de março o município já havia recebido quatro novos médicos, que fazem parte do Provab (Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica), também do Governo Federal.
Fonte: AC