Na manhã e tarde de sábado (14/06), nos bairros Vila São Pedro e Vila Santa Fé de Pirassununga-SP foi realizado a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica de equinos com a participação e apoio do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado colaborando com o “Projeto Carroceiro”, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP/Pirassununga.
Segundo analisa a professora Dra. Renata Gebara Sampaio Dória, do “Projeto Carroceiro” da USP, os equinos são um dos grupos que, uma vez contaminados, mais sofrem com a raiva animal. No caso de cavalos e similares, os animais doentes não conseguem mais se locomover e morrem por inanição. Ao procurar a municipalidade para realizar a parceria, as duas pastas – Saúde e Agricultura – se uniram ao projeto e deverão lançar, nas próximas semanas, a campanha contra a raiva em equinos.
Foram vacinados ao todo 223 animais, incluindo equinos, muares e asininos. “A raiva verificada em cavalos é tão prejudicial ao homem, como nos animais de pequeno porte, como cães e gatos. Como houve um surto de raiva na região em 2011, a campanha pretende imunizar preventivamente os equinos”, salientou o Secretário da Agricultura, Reginaldo Antonio Silva.
Além dos secretários municipais Royce Victorelli Vargas (Saúde) e Reginaldo da Silva (Agricultura), também participaram a professora Dra. Renata Doria, a médica veterinária Edilene Furlan de Oliveira (Vigilância Epidemiológica), além dos 21 alunos de graduação do curso de Medicina Veterinária da USP/Pirassununga.