Na semana passada foram asfaltados os primeiros trechos de ruas do Jardim Centenário, obras que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal e que foram retomadas em abril depois de alguns meses de paralisação. Toda a execução foi orçada em cerca de R$ 4 milhões, com recursos do Governo Federal.
A primeira etapa foi a colocação de tubulação para drenagem de águas pluviais, com medidas de diâmetro que variam de 40 cm, 60 cm e 1 metro. Também foram instaladas bocas de lobo, guias e sarjetas.
A continuidade do asfaltamento do Jardim Centenário só foi possível após um acordo entre a Prefeitura e a empresa responsável. Havia uma dívida da municipalidade, de R$ 832,8 mil, herdada do governo passado, que impedia o prosseguimento das obras. A atual Administração parcelou o valor em dez vezes e iniciou os pagamentos em fevereiro.
“Nós temos feito um grande esforço para que as obras de asfaltamento continuem, mesmo que num ritmo um pouco lento. Mas esta é uma benfeitoria que depende principalmente de repasses do Governo Federal e tem uma grande burocracia para sua liberação. Então, mais uma vez, peço um pouco de paciência aos moradores, pois estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance”, disse a prefeita Renata Braga esta semana.
Porto Bello
Além do Jardim Centenário, as obras do PAC 2 também contemplam o asfaltamento do Jardim Porto Bello. Esta semana a empreiteira responsável voltou com máquinas à região e depositou em alguns locais as tubulações de concreto que serão instaladas como galeria para drenagem da água da chuva.
Fonte: AC