A Semana Mundial ocorre em 120 países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial da Amamentação desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e elaboração e distribuição de materiais gráficos, assim como tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.
A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado e na semana de 2014 foi: “Amamentação: uma vitória para toda vida!” que enfoca a importância de aumentar e manter a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno na contagem regressiva para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).
A opção do município de São Carlos foi de trabalhar esse tema durante todo o mês de agosto, com atividades nas regiões de saúde e com o objetivo de facilitar o deslocamento da população interessada, sempre tendo como preocupação central, o incentivo à amamentação, considerando os benefícios à saúde da criança no sentido amplo, tanto nos aspectos nutricionais, como na formação de vínculos na relação mãe-bebê.
Rodas de conversa sobre amamentação
Com Rosa Maria Castilho Martins
Enfermeira da Unidade de Atendimento a Criança (UAC/UFSCar)
Dia 20 de agosto das 14h às 16h
Fundação Educacional São Carlos – campus 1 – Vila Nery
Rua São Sebastião, 2828 – (16) 3372-1308 , 3372-1325 e 3501-4648
Dia 27 de agosto das 14h às 16h
Centro da Juventude Elaine Viviani – Jardim Monte Carlo
Rua Paulo VI, nº 1000 – (16) 3366-3500
Público alvo: gestantes atendidas via unidades básicas de saúde e demais interessados
30 vagas
Grátis
Rodada de perguntas: Como lidar com manhas e birras? E como proteger a infância para o mundo de hoje?
Com Luzinete R. C. Carvalho – Psicanalista e Educadora Perinatal (SP)
Psicanalista clínica, também desenvolve trabalhos unindo Psicanálise, Disciplina Positiva e Criação com apego, ajudando pais, educadores e cuidadores a lidarem com a infância de forma empática, respeitosa e alegre.
Dia 28 de agosto das 19h às 22h
Fundação Educacional São Carlos – campus 1 – Vila Nery
Rua São Sebastião, 2828 – (16) 3372-1308 , 3372-1325 e 3501-4648
Público alvo: agentes de saúde das unidades básicas de saúde e demais interessados
100 vagas
Grátis