De longe ele chama à atenção: o mais alto da floresta, imponente, majestoso. Assim pode ser definido o Jequitibá-rosa (Cariniana legalis), encontrado nos fragmentos de floresta bem conservados de nossa região.
Como todos os anos nesta época, esta espécie inicia o ciclo de reprodução com uma exuberante florada. Sua copa em forma de guarda-chuva fica repleta de flores creme-esverdeadas.
Possui madeira nobre, e por este motivo foi muito valorizada e explorada no passado.
Atualmente é uma espécie ameaçada de extinção pelo reduzido número de exemplares em áreas naturais.
Unidades de conservação como o Parque Estadual de Porto Ferreira e de Vassununga abrigam estas preciosas árvores, despertando a admiração dos visitantes.
Os exemplares das imagens estão na borda do Parque Estadual de Porto Ferreira e podem ser vistos da Rodovia SP-215, Dep.Vicente Botta – próximo ao Km 92.
O Parque Estadual de Porto Ferreira e o de Vassununga em Santa Rita do Passa Quatro estão abertos para a visitação com opção de caminhadas pelas trilhas onde são desenvolvidas atividades de interpretação da natureza, educação ambiental e ecoturismo. As visitas aos Parques são oportunidades de contemplação e vivências com a natureza da nossa região.