O Departamento de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira, por intermédio do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), realizou na noite da última segunda-feira (11/05), no Anfiteatro Isaltino Casemiro, o 1º Fórum de Saúde Mental de Porto Ferreira.
Os organizadores comemoraram a boa receptividade ao evento pelo público, que tomou grande parte das cadeiras do anfiteatro. Na abertura foram convidados para compor a mesa o enfermeiro coordenador do Caps de Porto Ferreira, Adenilson Alexandre Andrade Silva, o diretor do Departamento de Saúde da Prefeitura, Geraldo Alencar Ribeiro, e o vice-prefeito Dr. Carlos Eduardo Miguel da Silva. A prefeita Renata Braga, que teve um compromisso na Câmara Municipal no início da noite, chegou durante o evento para também fazer sua saudação aos presentes.
Palestras importantes, que trataram do tema da saúde mental, foram ministradas por especialistas. A primeira, com o tema “A importância entre a Saúde Mental e a Assistência Básica no processo Saúde Doença”, foi ministrada pelo Dr. Antônio Donizete Prearo, médico psiquiatra pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria; especialista em Psiquiatria pela ABP; especialista em Saúde Mental e Psiquiatria pela Unicamp; especialista em Psiquiatria Clínica pelo Instituto Superior de Medicina de São Paulo; especialista em Álcool e Drogas pela USP – Ribeirão Preto; psiquiatra do Caps – Porto Ferreira; psiquiatra do Caps – Descalvado e do Naica – Núcleo de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente.
Na sequência, o tema foi “A importância do Caps enquanto equipamento de Saúde Mental”, ministrada por Glaucia Amaral, enfermeira coordenadora do Caps de Descalvado. A terceira e última palestra abrangeu o tema “Humanização, Acolhimento e Vínculo em Saúde Mental”, que foi proferida pela Dra. Luciana Rischini, psicóloga do Caps de Descalvado; especialista em Psicoterapia e Psicanalítica.
Ao final também foram premiados os participantes do concurso cultural promovido pelo Caps, além de entregue certificados de participação e para os organizadores.
Fonte: AC