Com um novo formato, mas sem tirar a sua essência e seu brilho, a Semana Nenete da Música Caipira acontece de 09 a 12 de julho próximo em Pirassununga/SP trazendo para os dois palcos principais, por onde passarão as duplas e cantores da boa musica Caipira.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Pirassununga, através de seu secretário Kleber Gabriel e da prefeita Cristina Aparecida do Lessio Batista (PDT) acabaram de lançar na noite de ontem (segunda-feira, 15), a principais atrações para os palcos “Zé da Sanfona” (de cima) e “Zé Branco” (de baixo) sendo que em todas as noites acontecerão duas atrações musicais. O palco do meio que leva o nome de “Guaraciaba Vanin” recebe os catireiros, duplas regionais de música Caipira entre outras apresentações.
O secretário Kleber Gabriel abriu a noite de Lançamento da 21º Semana Nenete de Música Sertaneja, na sequência o autor do Projeto de Lei que criou o evento, o ex-vereador Edson Sidney Vick foi convidado a fazer uso da palavra.
Antes de anunciar a grade de Shows foram apresentados dois vídeos, sendo um das obras em andamento e de um com parte do que aconteceu na Semana Nenete no ano de 2013. O Trio Piracema cantou três músicas aos presentes, sendo uma delas de autoria do homenageado “Nenete”.
Na sequência a prefeita Cristina Aparecido do Lessio Batista (PDT) fez uso da palavra.
Dia 09/07 – Cacique e Pajé e Caravana com Celita; Mogiano e Mogianinho e Chico Amado e Xodó.
Dia 10/07 – Mazinho Quevedo – Tributo a Inezita Barrozo (Madrinha da Festa) e As Galvão.
Dia 11/07 – Divino e Donizete e Trio Parada Dura
Dia 12/07 – Grande Final do Festival de Viola Caipira e Cain e Amigos (sucessos de Abel e Cain).
Encerrando o Lançamento o pirassununguense Alexandre fez três apresentações acompanhado por Flávio Augusto na viola.
Mudança
A Semana Nenete de Música Sertaneja foi instituída pela lei 2.656/95, em homenagem a Waldemar Castellar de Franceschi, o Nenete.
Nos últimos anos, a Semana Nenete transformou-se num dos principais eventos de valorização da música raiz, conhecido como “caipira” e a partir disto têm se destacado pela difusão da cultura tradicional, com a participação de comunidades rurais, entidades e instituições do município, atraindo mais de oitenta mil pessoas na última edição.
Com a evolução da música, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, os participantes do evento e o Conselho Municipal de Política Cultural entenderam que a denominação da Semana Nenete necessitava de um ajuste, com a finalidade da memória da produção musical do cantor e compositor Waldemar de Castellar Franceschi, o Nenete, além de garantir a identidade cultural do evento que, inquestionavelmente, configura-se como uma das maiores do gênero no país.
Neste sentido foi encaminhado a Câmara Municipal, na última terça-feira, projeto de lei dando ao evento a denominação de Semana Nenete de Música Caipira. Assim sendo a Câmara Municipal aprovou e a prefeita municipal sancionou a nova denominação, SEMANA NENETE DE MÚSICA CAIPIRA, bem como definiu no artigo 2º desta lei que a Semana se constituirá essencialmente em apresentações musicais do gênero raiz ou regional, prioritariamente por artistas que possuam produção ou currículo neste segmento, além da promoção de atividades ligadas à cultura tradicional.
“A mudança proposta foi submetida ao Conselho Municipal de Política Cultural, com aprovação unânime. Em respeito ao autor da Lei, o ex-vereador Edson Sidney Vick foi consultado e também concordou com o ajuste proposto”, afirmou o Secretário de Cultura Kleber Gabriel da Silva. “Registre-se que a proposta não possui qualquer caráter preconceituoso, pois tanto a Secretaria, o Conselho como o autor da lei entendem que o sertanejo ocupa outros espaços de mídia e de eventos, os quais foram conquistados pelas suas particularidades” diz o secretário Kleber que conclui dizendo “…ao contrário, esta proposta visou unicamente a preservação cultural e a identidade do evento”.
No final de maio, o Secretário Municipal de Cultura Kleber Gabriel da Silva esteve na capital onde teve a oportunidade de apresentar e convidar o apresentador do Programa Senhor Brasil, Rolando Boldrin, para as festividades da Semana Nenete de Música Caipira a se realizar de 9 a 12 de julho próximo.
Inovação
A Semana Nenete de Música Caipira ganhará, a partir deste ano, um Festival de Viola. A lei que cria o festival foi aprovada pela Câmara Municipal durante a sessão de 09/06, cujo projeto foi de iniciativa do Executivo Municipal.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 26 de junho, por meio de preenchimento de ficha disponibilizada pela Secretaria. Segundo o Secretário Kleber Gabriel, o Festival será uma grande oportunidade para a revelação de talentos, além de valorizar a música caipira que é a essência da Semana Nenete.
Informações sobre a participação no festival podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo. Serão oferecidos prêmios aos três primeiros classificados.
Fonte: www.reporternaressi.com.br