Devido ao frequente questionamento da população local, nos que diz respeito a animais abandonados e castração de animais no município, o vereador Élcio Arruda (PPS) solicitou à prefeitura que estudos fossem realizados pelo Departamento de Saúde para a implantação do projeto de “Castração Móvel” de cães e gatos no município.
Segundo Arruda, vários vereadores também vêm buscando alternativas e fazendo propostas ao Executivo para que projetos envolvendo animais,sejam desenvolvidos em Porto Ferreira.
Em sua justificativa, o vereador pontuou que este projeto, uma vez implantado, teria como principal objetivo a diminuição da população de cães e gatos pelas ruas, e principalmente evitando-se o sofrimento destes animais e propagação de doenças. Para o Élcio, a população local também deve dar a sua participação, não abandonando os animais pelas ruas, como acontece frequentemente. Alerta ainda o vereador que devemos estar conscientes que não seria um projeto de pouco custo, e deveria ser realizado com parceiros, como Ongs protetoras de animais, além de haver uma previsão no orçamentária para o próximo ano.
“Este projeto vem tendo excelentes resultados nos municípios que vem sendo implantado, levaremos a castração até a bairros mais distantes, além da informação as pessoas sobre o tema. Caso o Executivo local se interese em tornar realialidade a proposta, estarei enviando posteriormente mais detalhes do projeto, através de um anteprojeto de lei”, finalizou Arruda.