Realizou-se no período de 03 a 14 de agosto, no Comando de Policiamento do Interior – 4, sediado na cidade de Bauru, o curso de Docência do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) da Policia Militar do Estado de São Paulo.
O Curso contou com o 80 horas aula com várias disciplinas e também visitas técnicas em escolas, palestras, estágios e treinamento onde o Policiais Militares aprenderam a didática para poderem ministrar aulas do Programa para crianças das séries iniciais, 5º e 7º anos.
A Coordenação do Curso ficou a cargo da Cap. PM Adriana Roledo Beluzzo, uma das primeiras Policias a disseminar o curso no Estado de São Paulo em meados de 1992, juntamente com outros alunos Oficiais da Academia de Policia Militar do Barro Branco, até se expandir para todo o Estado. Contou também com vários Policiais que são os “Mentores”, que ajudaram na formação dos novos instrutores.
O Proerd é um Programa reconhecido nacionalmente que visa orientar as crianças a respeito dos males das drogas e a violência, aplicado nas escolas das Redes Estadual, Municipal e Particular.
Estiveram participando do Curso vários Policias Militares oriundos de diversas regiões do Estado e também Polícias Militares da Capital.
O Cb PM Osni Luciano Martins, membro do efetivo da 4ª Cia/PM da cidade de Porto Ferreira, pertencente ao 38º BPM-I, sediado na cidade de São Carlos – (CPI-3), recebeu um troféu de Honra ao Mérito por ter se destacado pelo seu empenho, dedicação, profissionalismo e companheirismo que desprendeu durante o Curso de Formação.
Em Porto Ferreira:
O Proerd em Porto Ferreira começará a ser aplicado nas Escolas a partir deste Semestre. O Comando da PM local, Capitão PM Cardeal e o Ten PM Régis traçarão, juntamente com a Diretoria de Ensino do Município metas, e quais escolas serão atendidas este ano. Para o ano que vem existe uma previsão da Polícia Militar para que 100% dos alunos dos 5º anos no município sejam atendidos pelo programa.