Porto Ferreira participou do Levantamento Estadual de Condições Bucais – SB SP 2015, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo a amostra probabilística composta por adolescentes, adultos e idosos de 177 municípios e 372 setores censitários, totalizando aproximadamente 20 mil indivíduos examinados.
No município foi sorteada uma área com cerca de 400 domicílios no bairro Vila Nova. A equipe municipal, composta pelos dentistas Drª Andrea Perondi, Drª Ana Silvia Leitão Burian, Dr. Dercio G. Melara e Dr. Marcelo Melara, e pela agente comunitária de Saúde Roseli Alves dos Santos, do CS II, visitaram todos os domicílios e examinaram os moradores das faixas etárias de 15-19 anos, 35-44 anos e 65 anos ou mais.
Este levantamento se propõe estudar os maiores problemas de saúde bucal que acometem a população, sendo a prevalência e severidade da cárie, a doença periodontal, má oclusão, trauma dentário e edentulismo (perda dos dentes) e uso de próteses. Além disso, buscou-se a caracterização socioeconômica da família, a escolaridade, a utilização de serviços odontológicos, a auto percepção dos riscos à saúde bucal, a morbidade bucal referida, bem como o capital social.
“Conhecendo a situação epidemiológica das condições de saúde bucal, das necessidades de tratamento, em conjunto com o perfil socioeconômico, conseguimos uma melhor atuação no sentido de planejar, executar ações e avaliar o seu impacto”, disseram os gestores da saúde bucal de Porto Ferreira.
Fonte: Assessoria de Comunicação