Pirassununga e região já podem se preparar para as duas demonstrações da Esquadrilha da Fumaça com as novas aeronaves A-29 Super Tucano no “Domingo Aéreo”. As apresentações estão previstas para 10h30 e 16h na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), mas pode haver alteração no horário, portanto, acompanhe a programação aérea acessando: www.domingoaereo.com.br/programacao-aerea . O evento ocorre das 9h às 17h deste domingo, 23 de de agosto. A entrada é franca. Haverá arrecadação de 1Kg de alimento.A entrada será a doação de 1 kg de alimento não perecível, que serão posteriormente entregues a instituições beneficentes.
O show aéreo tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias. As mais esperadas são a Lancevaque e a Chumboide. As duas manobras voltam a serem exibidas pelo Esquadrão, porque o avião A-29 Super Tucano oferece mais potência e capacidade operacional. Outra novidade é a adoção da fumaça ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente.
O Super Tucano é a quinta aeronave adotada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). Fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o A-29 já era empregado pela Força Aérea Brasileira (FAB), cumprindo missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça. Ao serem adotadas pelo EDA, as aeronaves ganharam pintura com as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo.
ATRAÇÕES
Uma das surpresas reservadas para os visitantes será a exposição de uma maquete em tamanho real da aeronave GRIPEN-NG, o novo caça da Força Aérea Brasileira.
A programação contará com sobrevoos de aeronaves de caça, paraquedismo, atrações infantis e ampla praça de alimentação. Haverá também barracas com vendas de produtos de temas aeronáuticos, como roupas, acessórios e brinquedos.
O mapa do evento já está disponível no site do “Domingo Aéreo”. Confira acessando: www.domingoaereo.com.br/images/Mapa_Evento_Domingo_Aereo_2015.pdf .
ACESSO
O acesso ao público será realizado somente pela Rodovia SP 225, km 39 – Estrada de Aguaí (Portão Sul). Com o objetivo de diminuir congestionamentos e auxiliar no fluxo de automóveis, a organização do evento solicita que os visitantes deem preferência pela “Carona Solidária”, excursões, bem como o uso do transporte coletivo, que no dia contará com linhas extras que atenderão a Academia da Força Aérea.
A Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo deverá promover um esquema especial para amenizar problemas de lentidão do trânsito e evitar acidentes na chegada e saída dos visitantes.
A expectativa mais uma vez é de um grande público durante todo o dia, superando o público de 50 mil pessoas no ano de 2014.
SERVIÇO:
DOMINGO AÉREO
Local: Academia da Força Aérea (Pirassununga/ SP)
Data: 23 de agosto
Horário: 09h às 17h
Fonte: EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea
Fotos: Porto Ferreira Hoje