A Câmara Municipal de Porto Ferreira aprovou na última segunda-feira, 14, uma solicitação ao Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Márcio França (PSB), o envio de uma carreta do Via Rápida Emprego Artesanato para formação e capacitação dos artesãos em Porto Ferreira.
A Via Rápida Emprego Artesanato é um programa do governo paulista que oferece cursos de capacitação em técnicas artesanais. A unidade móvel, através de uma carreta que visita os municípios, oferece 18 cursos: patchwork, decoupage, cartonagem, mosaico, entrelaçamento pet processado, trançado em taboa, trançado em palha de milho, customização, macramê, fuxico, origami, papietagem, entrelaçamento com jornal, pintura em madeira, pintura em tecido, entrelaçamento (bijuteria), colagem e revestimento de materiais recicláveis, moldagem e tecelagem.
Segundo o vereador Rômulo Rippa, “O artesanato, além do valor cultural que possui em nossa cidade conhecida como a Capital da Cerâmica Artística e da Decoração, é uma atividade de geração de renda para centenas de famílias.”.
Rippa acredita que os cursos oferecidos pelo programa do governo paulista contribuirão para o desenvolvimento dos artesãos ferreirenses e servirão de incentivo para trabalhadores que busquem uma nova atividade econômica.
O Requerimento nº 494/2015, aprovado por unanimidade dos vereadores, também foi encaminhado a superintendente da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), Elisabete Bacelar do Carmo, para que a entidade intervenha para o agendamento da carreta Ria Rápida Artesanato no município.