O seminarista Arlindo José Vicente Júnior, que atualmente desenvolve seu estágio pastoral no Santuário Diocesano de São Sebastião, em Porto Ferreira, será ordenado diácono transitório (ou seja, em breve, será ordenado padre) da Igreja Católica Apostólica Romana depois de sete anos de discernimento vocacional feito junto à Diocese de Limeira, no Seminário São João Maria Vianney na cidade de Campinas.
Junto com o Arlindo, também será ordenado o seminarista Davi Maciel da Silva que desenvolveu seu estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Maria, em 2012-2013.
Nascido em Itapira/SP, o seminarista Arlindo tem toda a sua família morando em Porto Ferreira. Seu avô paterno, Arlindo de Vicente, que trabalhou durante muitos anos na conhecida Farmácia do Gallo, é motivo de inspiração para ele e toda a família Vicente. Suas irmãs, sobrinho, tias, tios e primos também moram em Porto Ferreira.
A Celebração Eucarística de Ordenação Diaconal acontecerá na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores, em Limeira, no dia 25 de Outubro (domingo), às 15 horas.
Toda a comunidade católica de nossa cidade está se mobilizando para participar deste importante acontecimento. Quem presidirá a Celebração Eucarística de ordenação é o nosso Bispo Diocesano Dom Vilson Dias de Oliveira,
Vocações ferreirenses
Antes do seminarista Arlindo Júnior, que mudou para nossa cidade quando tinha quatro anos de idade e só saiu quando foi para o Seminário Propedêutico em 2008, Porto Ferreira já vivenciou a Ordenação de muitos ferreirenses: Padre Élcio Roberto Medeiros (atualmente exercendo seu ministério presbiteral em Descalvado), Padre Daniel Roberto da Silva (Leme), Padre Paulo Manhe (Leme) e Padre Márcio Marcelo Barboza (Limeira), já foram ordenados nesses últimos anos pela imposição das mãos de Dom Vilson.
Estão ainda no período formativo, ou seja, morando no Seminário em Campinas para discernimento e amadurecimento da vocação, Cláudio Everton Marques e Lucas Eduardo Leppi, ambos do Santuário Diocesano. Já no Propedêutico, período que antecede o Seminário Maior, o propedeuta Lucas Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, faz seu discernimento vocacional na cidade de Limeira.
A história vocacional do seminarista Arlindo
Arlindo José Vicente Junior, nasceu no dia 14 de Fevereiro de 1.985, na cidade de Itapira/SP, sendo o terceiro filho de Arlindo José Vicente e Rosemary Lorencetti Vicente. São suas irmãs Fabrícia, Fabiana e o sobrinho Guilherme.
Desde muito cedo, recebeu formação religiosa vendo o exemplo de seus pais, avós e tios, que serviu de alicerce para a sua vida. Participava das Missas de Domingo com seus pais na Paróquia São Sebastião (atual Santuário Diocesano) em Porto Ferreira/SP – Diocese de Limeira. Recebeu o Sacramento do Batismo pelas mãos do Padre Ocimar Francisco Francatto no dia 28 de Abril de 1.985, sendo seus padrinhos José Altino Cezário e Ana Maria Vicente Cezário.
Quando iniciou sua caminhada de fé na Catequese, participou do Coral das Crianças da Missa das 9h, permanecendo até alguns anos antes de ingressar no Propedêutico. Na oportunidade deste trabalho junto à Liturgia em sua Comunidade, pôde se aproximar do serviço litúrgico onde se encantou ainda mais com a Igreja.
Recebeu sua Primeira Eucaristia em 1.997 e o Sacramento da Confirmação no dia 14 de Outubro de 2.000, pelas mãos do bispo diocesano da época Dom Ercílio Turco. Assumindo alguns compromissos na Comunidade Paroquial, a pedido do padre Ocimar, coordenou a Pastoral da Comunicação entre 2004-2008, onde conheceu e se apaixonou ainda mais pelas atividades pastorais da nossa Igreja. Fez o curso de Teologia para Leigos (CDFT) entre 2.005-2.006, o que muito contribuiu para seu discernimento vocacional.
No dia 11 de Fevereiro de 2.008, dia de Nossa Senhora de Lourdes, ele ingressou no período Propedêutico no Centro Vocacional Nossa Senhora das Dores em Limeira. Em 2.009, iniciou seus estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, passando a morar no Seminário Diocesano São João Maria Vianney.
Nos anos de 2010-2011, desenvolveu seu estágio pastoral Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Limeira. No mesmo período, faz parte da Equipe Vocacional, auxiliando nos Encontros que são desenvolvidos para os candidatos que buscam discernimento à vida presbiteral na Diocese de Limeira.
Em 2.012, ingressou na Faculdade de Teologia, também na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Entre 2012-2013, desenvolveu seu estágio pastoral na Paróquia São Vito, na cidade de Americana. Seu último estágio pastoral antes de retornar à Paróquia de origem, foi desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Conchal, no ano de 2.014.
Como todo candidato ao sacerdócio, dois foram os momentos que marcaram sua caminhada vocacional no Seminário Diocesano São João Maria Vianney em Campinas: sua admissão às Ordens Sacras em dia 05 de Dezembro de 2.013 e quando foi instituído aos Ministérios de Leitorato e Acolitato, em dia 03 de Abril de 2014.
Em 2.015, voltando ao Santuário Diocesano de São Sebastião para seu estágio pastoral, foi acompanhado pelo reitor Padre Luís Fabiano Canatta. Atualmente cursa o o quarto ano de Teologia e concluirá seus estudos teológicos no final deste ano e será Ordenado Diácono transitório da Igreja Católica Apostólica Romana, no dia 25 de Outubro de 2.015, às 15h, pelo gesto de imposição das mãos e oração consecratória de Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores, em Limeira. (Fonte e foto: Pascom)