Um comparativo divulgado esta semana pela Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura de Porto Ferreira mostra que na atual Administração Municipal o número de cargos em comissão externos caiu 34% em comparação ao governo anterior, ou cerca de um terço.
Cargos em comissão – também chamados de “cargos de confiança” – são aqueles de livre nomeação e exoneração pelo(a) prefeito(a) municipal. Os comissionados externos são aqueles cargos preenchidos por pessoas que não fazem parte do quadro de servidores efetivos (concursados).
Dados do dia 14 de outubro deste ano mostram que o número de comissionados externos atualmente é de 68 cargos ocupados. Em 31 de dezembro de 2012, este número era de 103 cargos ocupados. Uma diferença de 35 cargos.
Já os comissionados internos, ou seja, cargos em comissão providos por servidores de carreira, manteve-se praticamente igual. Eram 98 cargos ocupados em 31/12/2012. Agora são 95.
Totalizando os comissionados internos e externos, eram 201 em 31/12/2012, perante 163 atualmente.
“Estamos priorizando, na medida do possível, ocupar os cargos em comissão com pessoal concursado e reduzindo, de maneira geral, o total de cargos ocupados. Estas medidas visam a contenção de despesas para os cofres públicos”, declarou a prefeita Renata Braga.
A prefeita também lembrou que um projeto de reorganização administrativa está em fase de finalização para ser enviado para análise da Câmara Municipal. Entre as medidas previstas estão a fusão e/ou extinção de pastas e cargos. “Nesta época de crise financeira geral temos de otimizar ao máximo nossa estrutura funcional e os recursos”, finalizou Renata Braga.
Fonte: Assessoria de Comunicação