Pelo quarto ano consecutivo, o Hospital do Câncer de Barretos realizará uma caminhada para divulgar a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Em Porto Ferreira a ONG Semeando Mais Vidas tem divulgado a caminhada desde julho deste ano, quando aconteceu o lançamento da Caminhada Passos que Salvam, com a presença da Coordenadora de Campanhas do Hospital de Câncer de Barretos, Sra. NaimaKhatib.
O evento mobilizou muitas pessoas e conta com o apoio de empresas ferreirensese diversos médicos como as pediatrasDras.Soraia Nassif Monteiro eSuely Reis, que gravaram vídeos sobre os sintomas e a necessidade de um diagnóstico precoce, e também do Dr. Fernando Ramos.
De acordo com o Hospital de Câncer de Barretos, o câncer infantojuvenil é a 2ª maior causa de morte entre crianças e adolescentes no Brasil. Isso porque os sintomas são facilmente confundidos com doenças da infância, como dor na barriga que não passa; febre que não abaixa; dor conhecida como dor de crescimento.
Outros sintomas que podem indicar câncer infantojuvenil são: dores de cabeça pela manhã e vômitos; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha; dores nas pernas que atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele; aumento de tamanho de barriga; e brilho branco nos olhos quando a criança é fotografada com flash.
Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura chegam a 80-90%, se tratadas em hospitais especializados, garantindo que a maioria dessas crianças tenha vida normal após o tratamento adequado.E a solução para isso é a velha e boa conscientização. Durante a caminhada serão distribuídos panfletos com muitas informações sobre a doença e os cuidados a serem tomados.
Ao todo serão 12 Estados brasileiros e mais de 300 cidades envolvidas nessa campanha em prol do Hospital de Câncer de Barretos, 117 delas só no Estado de São Paulo.A intenção dos organizadores é “alaranjar” o Brasil neste domingo, todos caminhando em direção à cura do câncer infantojuvenil.
Em Porto Ferreira a concentração será às 9h00 em frente a ONG Semeando Mais Vidas, localizada na avenida Professor Henrique da Mota Fonseca Junior(antiga Casa Maternal). Venha caminhar conosco!