Com foco no consumo consciente e na eficiência energética, cerca de 180 moradores de baixa renda de Porto Ferreira receberam no sábado (21/11) novos refrigeradores, por meio da ação do Projeto Energia Comunitária, da Elektro, distribuidora de energia, em parceria com a Prefeitura de Porto Ferreira. Ao todo, famílias de 31 bairros foram beneficiadas com a doação de novos equipamentos.
A entrega das geladeiras novas foi feita na parte da manhã no bairro Jardim Anésia, na Emef Professor Agostinho Garcia, e à tarde no Cristo Redentor, na Emef Professor Bráulio Teixeira.
A prefeita Renata Braga e a diretora do Departamento de Promoção Social, Ana Carolina D.C.C. Braga, responsável pela triagem dos moradores, participaram das entregas, assim como outros assessores da Prefeitura e representantes da Elektro. O vereador Marcelo Nery também marcou presença na escola do Jardim Anésia.
“É muito gratificante ver a alegria desses moradores ao receberem os novos refrigeradores, que vão proporcionar mais economia na conta de energia. Agradeço mais uma vez a Elektro por ter escolhido Porto Ferreira como primeira cidade da região a participar deste programa”, destacou Renata Braga.
Os critérios para a seleção dos moradores beneficiados são o consumo excessivo de energia elétrica e o mau estado de conservação da geladeira. Esta avaliação foi realizada pela Elektro no período do cadastramento dos clientes, quando avaliou, também, a viabilidade de outras ações do projeto como a instalação de aquecedores solares, troca de fiação ou troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas nas residências. As geladeiras foram trocadas por equipamentos mais econômicos (selo A do Procel) e os aparelhos antigos serão descartados de forma ecologicamente correta.
Parte dos recursos utilizados no projeto é vinculada ao Programa de Eficiência Energética, promovido pela distribuidora, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Fonte: Assessoria de Comunicação