Alunos conveniados do Programa Segundo Tempo que são atendidos no Núcleo do bairro Cristo Redentor, na Emef Professor Bráulio Teixeira, estão aprendendo jogar xadrez, um “esporte mental” que estimula a criança em vários aspectos, como concentração, cálculo, raciocínio rápido, disciplina, habilidades para sair de situações inesperadas e estimula a autoconfiança.
A prática de xadrez, por não precisar de um grande espaço para ser realizada, pode acontecer em qualquer lugar, com um amigo, familiares ou até mesmo no computador. Basta ter um pouco de silêncio no ambiente.
O xadrez, quando apresentado à criança, a primeira impressão às vezes pode ser assustadora por ter várias peças de diferentes formatos e movimentos. Mas, quando ensinado aos poucos e a criança começa a entender o jogo, muitos adotam essa prática até mesmo em ambiente familiar, levando essa experiência pelo resto de sua vida.
Na Emei Bráulio Teixeira a modalidade está sendo ensinada pelo coordenador de Núcleo Lucas Carvalho. Os alunos conveniados têm a oportunidade de aprender também vários esportes, como futsal, handebol, atletismo, entre outros.
O que é
O Programa Segundo Tempo realiza suas atividades no contra turno escolar. O aluno que estuda no período da manhã faz o projeto à tarde e vice-versa. Além de oferecer atividades esportivas e educacionais, com o objetivo principal de “Educar através do Esporte”, o projeto ainda oferece lanche e suco após as atividades.
Para participar basta estar matriculado e frequentando regularmente a escola e fazer a sua inscrição no núcleo mais perto da sua casa.
Fonte: Assessoria de Comunicação