A decisão da prefeita Renata Braga de cancelar o desfile de Carnaval e investir os recursos na compra de uma ambulância, anunciada no último dia 4 de janeiro, gerou grande repercussão na mídia nacional e até em veículos estrangeiros.
No Blog da Comunicação, órgão de divulgação da Prefeitura de Porto Ferreira, foram 17.855 visualizações da notícia até esta quarta-feira (13/01). Número expressivo, quando comparado à média de 2,2 mil visualizações semanais de tudo que é publicado no blog.
No Facebook da Prefeitura foram 47.320 pessoas alcançadas até a manhã desta quarta-feira, com 2.986 compartilhamentos. Novamente, um montante muito superior à média das publicações. No site oficial (www.portoferreira.sp.gov.br) não é possível checar a estatística sobre as visualizações de apenas uma notícia.
A notícia também foi o destaque principal da edição do Jornal do Porto do último final de semana, alcançou 587 compartilhamentos no site Porto Ferreira Hoje e 133 curtidas no Porto Ferreira Online.
O assunto também rendeu bastante no portal G1, com mais 70 mil curtidas até o momento em que esta estatística estava disponível. No site da Folha de S. Paulo foram mais de 83 mil curtidas e, no do Estadão, mais de 72 mil.
A notícia foi também divulgada em outros portais nacionais, como UOL, Veja, Terra, Yahoo, cujos conteúdos foram replicados em diversos sites, jornais e blogs pelo país afora.
Na TV, a repercussão também foi grande. Não apenas nas afiliadas das grandes redes na região (EPTV, SBT, Record, Clube Band), como também em nível nacional, como no programa “Bom Dia Brasil”, da Globo.
No rádio a situação foi semelhante. A prefeita Renata Braga concedeu entrevista para programas de grande audiência, como na Rádio Bandeirantes de São Paulo. O jornalista Alexandre Garcia (Globo) foi outro que citou o cancelamento do desfile e elogiou a decisão, num comentário que é divulgado por 250 emissoras de rádio do país.
E na última segunda-feira (11/01) o jornal britânico Financial Times, um dos veículos de economia mais prestigiados do mundo, abordou o cancelamento do desfile ferreirense numa reportagem que fala sobre a recessão no país e suas consequências. Esta reportagem também repercutiu em vários países, como Argentina, Portugal e Venezuela, entre outros.
Outras duas agências internacionais procuraram a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Deutsche Welle (Alemanha) e Kyodo (Japão), mas até o fechamento desta reportagem ainda não haviam divulgado nada a respeito.
Além dos canais de imprensa, a prefeita recebeu diversos e-mails e telefonemas de pessoas de todo o país, cumprimentando-a sobre a decisão.
“Foi uma grande surpresa toda essa repercussão, uma surpresa positiva, porque a maioria esmagadora dos comentários foi de total apoio à nossa iniciativa. Como já disse anteriormente, foi uma decisão muito difícil, mas a queda brusca da arrecadação nos obrigou a definir prioridades, e saúde é uma delas. Transportamos milhares de pessoas por ano e o desgaste de nossa frota é muito grande. Acredito que tomamos a decisão certa”, comentou Renata Braga.
Fonte: Assessoria de Comunicação