Santa Rita do Passa Quatro esteve representada, na última quarta-feira, dia 9, na cerimônia de abertura da edição 2016 do Circuito Sesc de Artes. O evento promovido pelo Sesc-SP irá reunir diversas atividades culturais em 114 municípios do Estado de São Paulo, entre os dias 1º e 24 de abril.
Com programação gratuita e voltada para todas as idades, o evento em Santa Rita acontece no próximo dia 9 de abril, sábado, a partir das 17 horas, na Praça Poeta Mário Mattoso (Estação), em parceria entre Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, e Sesc São Carlos.
O lançamento e divulgação da programação aconteceu no Sesc Pompéia, em São Paulo, com a presença do Diretor do Departamento Municipal de Cultura, Antonio Arnaldo Reatto do Santos, do Coordenador do Setor de Cultural, Reginaldo Gonçalves do Santos, e do Assessor de Comunicação da Prefeitura, Cleber José Octaviano.
Atividades como música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais e cinema estão entre as linguagens artísticas que ocupam o espaço público, apropriando-se de ruas, praças e parques para provocar os sentidos e suspender o cotidiano das pessoas. Todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.
Santa Rita está entre as 14 cidades que recebem o Circuito pela primeira vez e entre as seis atendidas pelo Sesc São Carlos, que participam da atividade juntamente com Tambaú, Mococa, São José do Rio Pardo, Leme e Araras.
PROGRAMAÇÃO
A programação itinerante terá 12 roteiros diferentes e atividades de circo, dança, teatro, cinema, literatura, artes visuais e música. Cada roteiro irá percorrer de nove a 12 cidades. Serão 67 trabalhos artísticos e um total de 807 apresentações e intervenções artísticas, com a participação de 311 artistas, totalizando de 600 horas de programação.
Santa Rita irá receber a Roteiro 9, o mesmo que será apresentada nos municípios de Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo e Mogi das Cruzes (região de Santo André), Leme e Araras (região de São Carlos), Atibaia, Bragança Paulista e Itatiba (região de Jundiaí).
O CIRCUITO
Projeto itinerante desenvolvido desde 1998 pelo Sesc SP, o Circuito Sesc de Artes busca a circulação de espetáculos e intervenções artísticas por diversas cidades do Estado de São Paulo. A programação é gratuita, voltada para todas as idades, e ocorre em espaços públicos, em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Santa Rita do Passa Quatro – Roteiro 9
ARTES VISUAIS – Crochetagem de Meio-fio: As principais técnicas do tricô e do crochê vão ser ministradas pelo Coletivo Meio-Fio, grupo multidisciplinar de intervenção urbana que trabalha para preencher espaços, trazer novas ideias e acolher pessoas.
LITERATURA – Palavra + Imagem: Uma dupla mediará a leitura de livros ilustrados de um acervo. A atividade compõe o Gabinete de Curiosidades e Habilidades inspirado antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades.
CINEMA – Cine Magia: Exibição de curtas-metragens, dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre 1896 e 1913. A atividade compõe o Gabinete de Curiosidades e Habilidades inspirado antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades.
CIRCO – Matcha: Circulando entre o público com um carrinho de chá, o mágico apresenta diversos números que remetem à maneira como a bebida é servida.
DANÇA – Dança por Correio: Vestidos como carteiros, os dançarinos vão entregar cartas para o público e, a partir delas, traduzir em dança os sentimentos e as sensações contidas no papel.
TEATRO – Cante Lá Que Eu Canto Cá: Histórias de amor e causos de justiça e injustiça dele serão contados, cantados e dançados por trovadores, neste espetáculo inspirado na obra do poeta Patativa do Assaré.
MÚSICA – Banda Eddie: A banda contagia com sua mistura de rock, frevo, samba, reggae e surf music. No show, os pernambucanos apresentam os grandes sucessos dos 25 anos de carreira, incluindo as duas canções que integram a trilha sonora do filme "Que Horas Ela Volta?".
Fonte: Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro