No período de 2 a 5 de maio o Departamento de Educação da Prefeitura de Porto Ferreira envolveu alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental para o I Desafio Municipal de Matemática.
A ideia foi despertar nos alunos o gosto pela Matemática, levando-os a perceber que esta disciplina, além de concentração e estudo, também pode proporcionar momentos divertidos e prazerosos. Além disso, desenvolver habilidades envolvendo o raciocínio lógico-matemático por meio de jogos, desafios e brincadeiras; promover atividades lúdicas, mostrando que a matemática pode ser divertida e a resolução de problemas matemáticos pode proporcionar momentos agradáveis que oportunizam a vivência de situações que exigem solidariedade e companheirismo entre os alunos.
De 2 a 4 de maio os alunos tiveram que resolver situações-problemas propostas pelo Departamento de Educação. Cada situação-problema teve como valor de pontuação 0,5 ponto, totalizando 10 pontos. Os dez alunos com as maiores pontuações de cada Unidade Escolar foram classificados para o I Desafio Municipal de Matemática, que ocorreu no dia 5 de maio, às 18h30, no Ginásio de Esportes Sylvio Marques Filho, no Jardim Primavera.
Os alunos foram acolhidos por Unidade Escolar e em equipe buscaram soluções para as 10 situações-problemas propostas, com tempo de 5 minutos para resolução de cada atividade. Decorrido o tempo previsto, os resultados eram entregues aos fiscais presentes no evento (alunos estagiários de Educação Física da Faculdade Asser de Porto Ferreira).
Ao todo foram 10 questões de valor único 1 ponto (certo ou errado).
As equipes que obtiveram maior pontuação foram:
– 1º colocado dos 5º anos: Emef Professor Bráulio Teixeira (Cristo Redentor).
– 1º colocado dos 6º anos: Emef Professora Noraide Mariano (Jardim Primavera).
– 2º colocado dos 5º anos: Emef Sud Mennucci (Centro).
– 2º colocado dos 6º anos: empate entre a EMEFM Mário Borelli Thomaz (Centro) e Emef Professor José Gonso (Jardim Aeroporto).
Além dos troféus, os alunos foram premiados com uma calculadora. No intervalo do Desafio foram homenageados os alunos destaque da OBMEP 2015 (Olimpíada Brasileira da Matemática das Escolas Públicas).
A prefeita Renata Braga elogiou a participação dos pais e da importância do evento, pois este é um fator determinante para o desempenho do aluno na escola. “A família é importante no processo de ensino-aprendizagem e este desafio é um incentivo para que todos tenham em mente como é bom estudar”, disse. Para a diretora de Educação, Maria Regina Nery, “trabalhar no coletivo em prol de um objetivo conquista o impossível”.
Fonte: Assessoria de Comunicação