O comandante da Polícia Militar na cidade de Porto Ferreira, Capitão Anderson César Navarrete, esteve reunido na última quinta-feira (08) com moradores do bairro Porto Novo para o início do projeto "Vizinhança Solidária".
O projeto consiste na criação de um grupo de WhatsApp administrado por um policial militar que fica responsável em receber as informações daquele bairro e passar diretamente para o comando da PM local, como também para acionamento das viaturas do patrulhamento.
Os moradores cadastrados no grupo também utilizam um aplicativo de celular chamado "Sinesp Cidadão" onde ele mesmo pode consultar por exemplo a placa de um veículo que estiver pelo bairro em situaão suspeita e passar estas informações para o grupo da "vizinhança solidária", para que todos fiquem atentos.
Qualquer informação referente a atitude de pessoas suspeitas pelo bairro que não são moradores, veículos ou demais informações ligadas à segurança do bairro são postados no grupo, sendo estas informações repassadas pelo policial responsável pela administração.
Segundo o Capitão Navarrete, é importante a integração dos moradores de bem dos bairros onde seja implantado o projeto "vizinhança solidária", para a redução dos índices de roubo, furto e também a participação dos moradores para ajudar a polícia no combate à criminalidade.
Este projeto da Polícia Militar pretende se expandir para outros bairros da cidade desde que haja o interesse dos moradores. Para isso os moradores devem entrar em contato com comando da PM local e demonstrarem interesse na implantação do "vizinhança solidária" em seu bairro.