Sempre em busca de promover a capacitação e a atualização de seus funcionários, a Associação Casa do Abrigo de Porto Ferreira participou, no último dia 1º de outubro, do Seminário Internacional sobre intervenções domiciliares em situações de crise em saúde mental.
A palestra aconteceu no Anfiteatro André Jacquemin, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, e foi ministrada pela Dra. Serena Goljevscek, médica psiquiatra do serviço de intervenção em crise do Departamento de Saúde Mental de Trieste, na Itália.
Participaram do evento, representando a instituição ferreirense, a psicóloga da Casa do Abrigo, Joice Mariana BaldesinPistori,e os educadores Alan Felipe Luciano Martiniano,Sagislaine Pereira Motta Candido e Luciana Roberta Barbosa.Durante o Seminário foram abordados temas como osuporte domiciliar intensivo e programas inovadores com enfoque na pessoa (participação de profissionais da saúde mental, trabalhadores dos serviços, alunos de graduação e pós-graduação, usuários, familiares).
A equipe de crise deve ofertar um trabalho flexível, competente e proativo, operando no domicílio. O cuidado deve estar ligado diretamente às questões familiares, infraestrutura do domicílio e à oferta de diversas intervenções terapêuticas, possibilitando que o indivíduo possa enfrentar a crise, desenvolvendo habilidades de enfrentamento para redução de crises futuras e retomando o controle de sua vida o mais breve possível.
A escola italiana, representada pela Dra. Serena Goljevscek,é pioneira na defesa do fim dos hospitais psiquiátricos como única opção de tratamento mental. Os estudos iniciados na Itália continuam a contribuir para a construção do chamado modelo psicossocial de assistência, valorizando os Centros de Atenção Psicossocial(Caps).
“O aperfeiçoamento e a valorização do nosso quadro de profissionais é muito importante para o serviço que nos propomos a fazer. Somos responsáveis, ainda que provisoriamente, pelo cuidado de crianças e adolescentes, que enfrentam diversos problemas familiares. E nosso trabalho é voltado naviabilização do retorno dos acolhidos ao convívio da família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta” afirmou a coordenadora da Casa do Abrigo, Elen Cristina de Souza.
Acesse nosso site e veja mais notícias da Associação Casa do Abrigo de Porto Ferreira: casadoabrigo.webnode.com