Em entrevistas concedidas à imprensa local nos últimos dias (jornal e rádios), o prefeito Rômulo Rippa fez anúncios sobre a revitalização da antiga estação ferroviária, do Calçadão Neno Perondi e da instalação do Arquivo Público do município no prédio que hoje abriga o Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira.
Segundo o prefeito, o município vai receber R$ 700 mil do Governo do Estado para promover uma revitalização no prédio da antiga estação ferroviária da cidade, além de melhorias em toda a região do Calçadão Neno Perondi e do Centro Cultural Fepasa.
A confirmação da verba foi dada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, no início da semana passada. “Com esses recursos nós vamos poder realizar a tão sonhada revitalização da nossa estação da Fepasa, além de fazer uma manutenção no Calçadão e em toda aquela área”, disse o prefeito.
A intenção, após a revitalização da estação, é levar para lá o Museu Professor Flávio da Silva Oliveira, uma vez que o atual prédio da esquina das ruas Francisco Prado e João Procópio Sobrinho, no Centro, está com problemas estruturais. “Nós acreditamos que a antiga estação seria o lugar ideal para receber o acervo do Museu, pois também é um prédio histórico e numa região com mais movimento, com eventos. Então, aumentaria também a visitação e isso é importante”, completou.
O prédio histórico que atualmente abriga o Museu e já foi a Cadeia Pública do município também passará por uma revitalização para corrigir diversos problemas em sua estrutura. O prefeito informou que ali pretende instalar o Arquivo Público Municipal, criado pela lei 3.486, promulgada no início deste ano.
O local vai agregar os arquivos de diversos órgãos municipais que hoje encontram-se dispersos na estrutura administrativa, facilitando o acesso do público aos documentos. Ainda de acordo com o prefeito, também está em estudo a digitalização do acervo não só do Arquivo, como também do Museu.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos