A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, vai realizar na manhã desta sexta-feira-feira, dia 19, a instalação de um macromedidor na rede de distribuição de água localizada na rua Claudionor da Silva Borges, esquina com a rua João Batista Filho, no Jardim Jandira. A ação faz parte do trabalho que a empresa realiza para redução do índice de perdas de água da cidade. Este é o segundo equipamento deste tipo instalado em 2021.
“O equipamento é semelhante a um hidrômetro residencial, mas com capacidade de fazer medições de grande vazão. Ele é instalado em pontos estratégicos da rede de distribuição e avalia a relação entre o volume de água produzido com o volume de água consumido, proporcionando maior controle operacional sobre a água distribuída na cidade”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.
O programa de combate às perdas de água em Porto Ferreira prevê a instalação de outro macromedidor na cidade e uma série de outras ações no decorrer deste ano. “Além da instalação de macromedidores, iremos realizar também a instalação de válvulas reguladoras de pressão, desenvolvimento de modelagem hidráulica, reativação de reservatório, pesquisa ativa de vazamentos, substituição de ramais e capacitações das equipes”, complementa Alex.
Em 2011, ano do início da concessão, o índice de perdas de água na cidade era de 53%. Em 2020, esse indicador fechou em 25%, o menor já registrado desde início da concessão.
A redução no índice de perdas é resultado do trabalho contínuo que a concessionária realiza no município. Entre as principais ações executadas no ano passado estão: calibrações de seis macromedidores e instalações de mais oito equipamentos, substituição de 3,8 quilômetros de redes, atualização do cadastro técnico de redes, gerenciamento de pressões, testes de estanqueidade e detecção de 314 vazamentos não visíveis.
Além disso, em 2020 também foram encontradas 31 fraudes, situações que prejudicam e, consequentemente, elevam o índice de perdas de água, podendo ainda interferir na qualidade e regularidade da água distribuída a toda população. Todas as fraudes identificadas foram regularizadas. Também foram substituídos 2.390 hidrômetros, com o principal propósito de se garantir a correta medição, em atendimento às regras do contrato de concessão.
Oscilações no abastecimento
Por conta dessa intervenção, o abastecimento de água no Condomínio Residencial Modelo pode ser afetado na manhã desta sexta-feira, dia 19. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado ainda na manhã da própria sexta, dia 19.
Em casos de dúvidas, os clientes podem ligar no 0800 771 001. O atendimento é gratuito e funciona 24h por dia