A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, por meio dos agentes de combate a endemias, alerta a população ferreirense sobre o aumento de casos positivos de dengue neste mês de março.
De janeiro até momento já são 9 casos positivos de dengue – sendo que 7 foram somente neste mês – e um caso de chikungunya.
O vetor responsável pela transmissão destas arboviroses, como também da zika e febre amarela, é o mosquito Aedes aegypti, que se parece com um pernilongo com listras brancas no corpo. De rápida proliferação, ele se reproduz em locais com água parada. Até mesmo uma tampinha de garrafa pode servir como criadouro.
Portanto, a Seção de Controle de Vetores alerta quanto aos cuidados básicos que você pode ter em sua residência ou comércio:
- Deixe ralos tampados ou vedados;
- Lave semanalmente a bandeja da geladeira e trate
- Remova folhas, galhos e objetos que possam impedir a água de correr pelas calhas e verifique as lajes, não deixando água acumulada.
- Mantenha garrafas ou quaisquer outros recipientes emborcados para que não acumulem água.
- Mantenha a caixa d’água fechada. Coloque também tela no “ladrão”.
- Faça sempre manutenção em piscinas e fontes; tratando sempre com produtos adequados.
- Lavar semanalmente bebedouros de animais com bucha ou escova.
- Pneus devem ser guardados em locais cobertos.
- Encha com areia pratinhos de plantas até a borda.
- Lixeira e sacos de lixo abertos em locais incorretos.
- Mantenha baldes e bacias cobertos, abrigados da chuva
- Observe vasos sanitários sem uso.
Fique atento aos sintomas, como febre, dor no corpo, dores de cabeça (atrás dos olhos), mal-estar, náusea, vômito, diarreia e manchas avermelhadas pelo corpo.
Cuide-se e ajude a salvar vidas, pois dengue também mata. Em Porto Ferreira foi registrada uma morte por dengue em 2021. Esta semana foram três casos fatais em Araraquara, cidade da mesma região de Saúde de Porto Ferreira.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos