A Divisão de Ensino, por meio do coordenador de Educação Física, professor Cesar Augusto Tavares Filho, iniciou o ano letivo com o projeto de ginástica laboral oferecido aos profissionais da Secretaria de Educação.
A ginástica laboral objetiva tornar o ambiente de trabalho mais saudável e agradável, por intermédio de exercícios desenvolvidos para dado contexto profissional, visando minimizar os danos de atividades repetitivas desenvolvidas pelos trabalhadores, diminuir o estresse e lesões causadas por algum ofício.
Apesar das séries de exercícios serem simples, é voltada para o alongamento do corpo, respiração e compensação muscular, o que ocasiona a melhora do condicionamento físico e traz como consequência a redução da fadiga e cansaço no final do expediente.
“Com a prática da ginástica laboral, percebi melhora significativa em dores no ombro direito. Acredito que os exercícios tenham ajudado na minimização de lesões que vinham sido causadas por má postura e pelo movimento repetitivo na digitação”, disse Kátia Mendonça, psicopedagoga na Seduc.
O projeto se estenderá durante o ano de 2022, contando com variações de técnicas e instrumentos adequados a cada proposta.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos