Aconteceu no último dia 17/10, no Centro de Convenções “Professor Fausto Victorelli” a as apresentações artísticas da 28ª edição da MAIP “PROFESSOR LUIZ GONZAGA NEVES MELO”.
A Mostra é promovida pela Secretaria Municipal de Educação e tem por finalidade divulgar e difundir os trabalhos realizados pelas escolas a partir de um tema gerador, que norteiam os planejamentos pedagógicos durante o ano letivo. Idealizada pela Professora Maria das Graças Araújo Fortes Salgueiro, a MAIP teve a sua primeira apresentação em 1997.
Em 2000 passou a denominar-se Mostra de Arte Infantil de Pirassununga “Professor Luiz Gonzaga Neves Melo”, em justa homenagem ao ilustre Professor Luizinho que muito realizou em prol da Educação e da Arte em nosso município.
O tema escolhido para este ano foi: “APRENDER PARA UMA PAZ DURADOURA”, tema da UNESCO com meta a propiciar aos educandos da Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga a aprendizagem para a paz, que deve ser transformadora e ajudar a capacitar os alunos com o conhecimento, os valores, as atitudes, as habilidades e os comportamentos necessários para que se tornem agentes da paz em suas comunidades
Sob coordenação geral dos Gestores Almir Rogério Ferraz, Milena Senhorini e Graziela Marostegan, a equipe criativa do espetáculo conta com texto, dramaturgia e direção do Professor de Arte Rafael Bolito Pelaes. Atuação de Agatha Cristina Gomes de Carvalho, Almir Rogério, Claudineia Inácio de Oliveira, Fernando Ricardo Furlan, Gabriel Donizete de Souza Marafon e Laila Micaela Veronez Caram. Na parte técnica de som, luz e projeções a monitora de informática Mireille Salera. Souza e o apoio incondicional de Rogério Praxedes da AMMA – Associação Beneficente “Alda Miranda Matheus”, do Senhor Benê e toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura.
Com uma logística de aproximadamente 350 pessoas, esmeramos agradecimentos a participação especial de Luiz Gonzaga Neves Melo Junior, herdeiro do Patrono da MAIP. As Unidades Escolares participantes em 2024 foram EMAIC Zona Norte “Prof. Daniel Caetano do Carmo”, EMAIC “Parque Ecológico Décio P. Barbosa”, EMEIJA “Prof. Sérgio Colus”, EMEIJA “Profª Alice Lébeis”, EMEIEF “Catharina Sinotti”, EMEF (T.I.) "Prof.ª Maria José de Oliveira Jacobsen", EMEIJA "Abbibe Appes", EMEIJA CAIC “Dr. Eitel Arantes Dix”, EMEF (ETI) CAIC "Dr. Eitel Arantes Dix", EMEIJAEF (T.I.) "Profª Zuleika Vélide Franceschi
Velloso", EMEF “Prof. Iran Rodrigues”, EMEF “Jornalista Washington L. de Andrade”, EMEIJAEF "ProfªJulia Colombo de Almeida", EMEIEF “Vila dos Sargentos”, e nossos diretores, coordenadores, professores, professores de arte, monitores, auxiliares de desenvolvimento infantil, recepcionistas, estagiários e demais servidores que juntos trouxeram o melhor para a realização do Projeto.
Sobre o espetáculo: “Lola e Tito são duas crianças que querem viver num mundo repleto de paz e amor. Para isso, enfrentam a árdua tarefa de combater a poluição, o desmatamento e a violência que assolam o ambiente em que vivem. Do outro lado, as bruxas Medonha e Fedorenta são fascinadas por um mundo sujo, fedido e sem vida e não medirão esforços para degradar o planeta em sua totalidade. O grande dilema está no futuro do planeta Terra: cuidar ou destruir?”
As mensagens transmitidas pelas apresentações ressaltam a necessidade de educação e diálogo para a resolução de conflitos, além de incentivar valores como empatia e a cooperação.
O espetáculo foi apreciado pelo grande público entre pais e familiares que saíram encantados ao prestigiarem seus filhos expressarem o olhar sobre a paz em todas as nações e no entorno escolar.
*Fonte: EMAIC Zona Norte