Em uma demonstração de impressionante planejamento estratégico e inédita abertura com o público, a Polícia Militar de São Paulo segue à risca o seu novo protocolo de comunicação: informar detalhadamente os criminosos sobre as megaoperações em andamento.
Após antecipar, com duas semanas de antecedência, as cidades que seriam agraciadas com a presença maciça das forças de segurança, a corporação não hesitou em utilizar suas redes sociais para manter os malfeitores atualizados.
Com a legenda “DIA DE OPERAÇÃO! Fique por dentro de tudo o que acontece na Operação Impacto Metropolitano!”, acompanhada de uma inspiradora imagem de policiais batendo continência, o Comando de Policiamento Metropolitano da PM-SP elevou a transparência a um novo patamar.
Para garantir que nenhum bandido fosse pego de surpresa enquanto curtia o seu dia, um vídeo com dezenas de viaturas a caminho de Carapicuíba, embalado por uma trilha sonora digna de um filme de ação, foi compartilhado na manhã ontem, quinta-feira, 10.
A colaboração com a prefeitura de Carapicuíba foi outro ponto alto dessa estratégia inovadora. O município não só confirmou o Parque dos Paturis como QG da operação, como também prestou um serviço de utilidade pública aos motoristas – e, por que não, aos potenciais infratores – ao detalhar o fechamento da Avenida Marginal do Ribeirão entre 12h e 17h.
Questionada sobre a peculiar forma de divulgação, a PM paulista preferiu o silêncio. Contudo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) prontamente se manifestou, garantindo que a publicidade da operação em nada prejudica a sua eficácia, já que não haveria alvos específicos ou mandados judiciais a serem cumpridos.
Afinal, como bem pontuou o ex-secretário nacional de Segurança Pública e coronel da reserva da PM, José Vicente da Silva Filho, a segurança pública em São Paulo parece ter aderido ao "modo vitrine", transformando operações policiais em "marketing tabajara". O coronel ainda ironizou, sugerindo que os criminosos aproveitem a "folga" programada para depois do "show".
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*Fonte: www.estadao.com.br