São Carlos - Fórum discute desafios da Educação Infantil

Divulgado em 26/09/2011 - 14:45 por portoferreirahoje

Refletir sobre os novos desafios da Educação Infantil na construção do Plano Municipal de Educação (PME). Com esse objetivo, a Prefeitura de São Carlos promoveu na manhã do último sábado (24) o 3º Fórum Intermunicipal de Educação Infantil, realizado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e EPTV.

O evento, que ocorreu no Teatro Universitário Florestan Fernandes, no campus da Universidade, contou com a presença de educadores de diversas cidades do Estado e autoridades, entre elas o deputado federal Newton Lima (PT-SP.

Membro da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE), o deputado detalhou aos participantes sobre o atual andamento do projeto no Congresso Nacional. Newton Lima destacou a emenda que propôs à meta 17 do PNE, em que pede a equiparação (ao invés da aproximação) do salário dos professores ao dos profissionais de outras áreas com o mesmo grau de escolaridade.

“Se não dermos dignidade, melhores salários e um plano de carreira adequado aos nossos professores, o Brasil ficará para trás e não se tornará a 5ª potência mundial. Temos que tratar a carreira do professor como carreira de Estado”, defendeu o Newton Lima, acrescentando a necessidade de investimentos na Educação que correspondam a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Após a abertura do Fórum o evento continuou com palestras do coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e da professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Marília, Suelly Amaral Mello. O encontrou também contou com a realização de grupos de trabalho, plenária e entrega de certificados.