Parlamentar é acusado de favorecer facção criminosa; operação prendeu outras 15 pessoas, entre políticos, policiais e assessores
A Polícia Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagraram, nesta quarta-feira (3), uma operação que resultou na prisão do deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias (MDB). O parlamentar é investigado por tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e negociação de armas em favor da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
TH Joias foi preso em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense. Segundo o MPRJ, o deputado teria utilizado o mandato parlamentar para favorecer diretamente as atividades da facção.
A ação contou com duas operações simultâneas, cumprindo mandados expedidos tanto pela Justiça Federal quanto pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Ao todo, 18 pessoas foram alvo das investigações, sendo que 16 já foram presas.
Presos identificados até o momento:
- Gabriel Dias de Oliveira, o Índio – apontado como um dos chefes do Comando Vermelho;
- Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o Dudu – assessor parlamentar de TH Joias;
- Alessandro Pitombeira Carracena – ex-secretário de Esportes;
- Delegado da Polícia Federal Gustavo Stteel;
- Cabo Wallace Menezes Varges Tobias – do Bope;
- Soldado Wesley Ferreira da Silva – do 31º BPM (Barra da Tijuca);
- Cabo Alexandre Marques dos Santos – do 4º BPM (São Cristóvão);
- Kleber Ferreira da Silva – ex-PM;
- Rodrigo Costa Oliveira – PM.
A operação representa um dos maiores golpes recentes contra a infiltração do crime organizado nas instituições públicas do Rio de Janeiro.
Fonte: agendadopoder