Valdemar Costa Neto avalia como difícil a manutenção do mandato de Zmbelli na Câmara, a cassação é quase certa
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, manifestou solidariedade nesta quarta-feira (3) à deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália enquanto aguarda decisão sobre sua extradição para o Brasil. Condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o hacker Walter Delgatti Neto, a parlamentar deixou o país em junho e foi incluída na difusão vermelha da Interpol a pedido do ministro Alexandre de Moraes.
Valdemar classificou a decisão de Zambelli de viajar à Europa como um “desastre” e disse que ela estaria em liberdade se tivesse permanecido nos Estados Unidos. “Fico triste de ver a Carla, que é uma mulher honesta com o negócio de dinheiro, e ela ter cavado uma sepultura dessa pra ela”, afirmou em entrevista à GloboNews.
Zambelli, reeleita em 2022 com mais de 946 mil votos, ainda aguarda a análise da Câmara sobre a perda do mandato. Além da pena de prisão, foi condenada a pagar multa de R$ 2 milhões e declarada inelegível por oito anos. Em sua defesa, a deputada alegou ser vítima de perseguição política.
Fonte: Gazeta do Povo